Dentes na Linha. Tratamento Ortodôntico em Adultos
O Tratamento Ortodôntico correção da oclusão (engrenagem) dentária através de aparelhos, não é privilégio das crianças e adolescentes. Os adultos também podem ser beneficiados.
Não existe idade limite para a colocação de aparelhos ortodônticos. No adulto o que ocorre é uma resposta óssea mais demorada, que deve ser respeitada, trabalhando sempre a movimentação dentária com mecânicas ortodônticas de forças leves.
Como uma engrenagem, o sistema mastigatório (dento-facial) deve funcionar harmoniosamente para garantir a saúde bucal.
Uma oclusão (engrenagem dos dentes) instável pode gerar uma série de prejuízos estéticos e funcionais.
Os aparelhos não apenas melhoram a estética, mas principalmente corrigem a oclusão dentária, favorecem uma boa mastigação, facilitam a higienização dos dentes, dão estabilidade às estruturas de suporte dos dentes e às estruturas dento-faciais, proporcionando desta forma, longevidade dos elementos que compõem o sistema mastigatório.
Fundamentais para mastigar, deglutir e falar, os dentes devem estar em posição confortável. Quando fora de posição, muitas vezes podem mudar o comportamento muscular que os acompanha, trazendo desordens musculares ou alterações nas Articulações Têmporo-Mandibulares (ATMs) e conseqüentemente dores faciais. Desgastes dentais acentuados (bruxismo) e problemas na estrutura de suporte dos dentes (periodontais) também podem ocorrer.
Muitas vezes, problemas que parecem ser de enxaqueca, dores na nuca, sinusite, dores no ouvido (otites) ou dor atrás dos olhos, podem ser dores relacionadas com uma oclusão desajustada, com prejuízos para musculatura da mastigação e/ou para as articulações da mandíbula.
Apesar de ser um tratamento longo, com algum desconforto inicial, problemas ortodônticos bem diagnosticados e tratamentos bem planejados, executado por um especialista, trazem resultados bastante satisfatório na busca da saúde bucal e de um sorriso perfeito.
Dr. Luciano Domingues Rezende