Periodontia
Você sabia que as doenças gengivais podem ser uma porta de entrada para outras doenças graves?
As doenças que ocorrem nas gengivas e nas estruturas que ligam os dentes ao osso são chamadas de Doenças Periodontais. Essas doenças caracterizam-se por uma reação inflamatória, desencadeada por bactérias que atingem e destroem as estruturas de suporte dos dentes (osso e ligamentos periodontais). Os primeiros sinais das doenças periodontais são sangramento gengival, mobilidade dos dentes e mau hálito.
A periodontite está em segundo lugar na lista das doenças bucais mais freqüentes e afirma-se que cerca de 80% da população mundial pode apresentar uma tendência para o desenvolvimento de doença periodontal. Visto que um grande número de indivíduos apresenta periodontite e, sendo ela uma doença do tipo infectoinflamatória (pois envolve a presença de bactérias nocivas à saúde, que causam reações inflamatórias importantes), investiga-se se há possibilidade de a doença periodontal influenciar as condições de saúde ou doença dos indivíduos: as chamadas Condições Sistêmicas.
As condições sistêmicas mais influenciadas pela doença periodontal, de acordo com as mais recentes pesquisas são:
- Doença Cardiovascular
- Doença Pulmonar
- Nascimentos de Bebês Prematuros Com Baixo Peso Corporal
- Diabetes
O tratamento das estruturas periodontais proporciona, não só a saúde bucal, mas também a saúde do organismo como um todo, prevenindo problemas de saúde geral.
O futuro na área da saúde será a aproximação entre as ciências médicas e odontológicas, melhorando os cuidados com a saúde dos indivíduos como um todo, tanto através de tratamentos adequados, quanto através da prevenção de doenças.
Dr. Enock Queiroz Freire